“TE ORIENTA BIXA!” APLICATIVO MAPEIA CASOS DE VIOLÊNCIA CONTRA LGBTS EM FORTALEZA

0
44

O Ceará figura entre os estados mais homofóbico do Brasil e pensando nisso estudantes do curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC (Universidade Federal do Ceará), desenvolveram o “Te Orienta Bixa!” Aplicativo que mapeia e destaca relatos de discriminação e violência contra pessoas LGBT em Fortaleza e tem como principal objetivo visibilizar casos de homofobia e transfobia, muitas vezes marginalizados e esquecidos.

O projeto orientado por professores foi criado pelos estudantes Mateus Lima, Laís Severo, Jan Severo e Igor Gabriel.

O aplicativo “Te Orienta Bixa!” está online há três meses e tem entre os apoios o GRAB (Grupo de Resistência Asa Branca).

Funcionamento

Ao baixar o aplicativo, o mapa da cidade de Fortaleza aparece para o usuário. Para deixar um relato, que pode ser de agressão física, verbal ou morte, basta clicar no ícone “ ” no canto inferior direito da tela e descrever o caso. Você pode adicionar o local, data, tipo de acontecimento, quem foi a vítima e também um texto breve de 250 caracteres.

Segundo Lucas, um dos idealizadores, a quantidade de relatos cadastrados até o momento é de 32. O estudante ressalta que os relatos não têm caráter formal, mas que a equipe tem planos de levar futuramente as denúncias para autoridades.

O “Te Orienta Bixa” está disponível apenas para dispositivos Android e pela web. De acordo com Lucas, existem planos de expandir as plataformas e também as localidades atendidas.

Da Redação com informações: Jornal O Povo

Deixe uma resposta