SOMOS PLENITUDE

0
67

Nossa sociedade tende a valorizar a juventude em detrimento da experiência. É com essa frase que quero iniciar meu texto de hoje que vai falar um pouco de como estou me sentindo nesse começo de ano e talvez seja o mesmo caso de alguns que chegaram vivos aos 40 anos.

Femme Fatale Germany

Quantas drags ou transformistas vocês veem em atividade aos 40tinha? Poucas, né, e por que será? Vamos falar do nosso estado mesmo. Rio, Bahia e São Paulo aceitam um pouco mais as drags plenitudes, mas como vivemos em uma terra que prima pela beleza e muita gente associa beleza à juventude sinto que há pouco entendimento e aceitação em solo alencarino. Outro fator que pesa é a desvalorização da classe artística e por que não dizer a falta de preparo de algumas ditas profissionais, mas esse é um tema para outro artigo.

“É também nesse período – os 40s –  que muitos homens observam o envelhecimento dos próprios pais, têm de lhes prestar cuidados e, assim, percebem, de forma crua, que o ser humano é finito. A crise da meia-idade é, sobretudo, existencial, porque o homem toma clara consciência de que tem menos tempo para viver”, explica Reginaldo do Carmo Aguiar, psicólogo clínico comportamental pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais.

Chad Michaels

Não quero aqui o papo mea culpa, ou o mimimi de “ah tô velha e blá blá blá”… Entretanto isso é um fato que devemos aceitar, a idade, o tempo não para e devemos nos atualizar sempre. Estar atualizado não significa querer ser garotinho novamente. No mundo real é assim também. A mídia, a moda, a música, o cinema, tudo é voltado para o jovem que pode consumir, por que tudo está ligado a isso, comércio. Hoje em dia vemos uma luz no fim do túnel por que as pessoas estão vivendo mais. Eu tenho 41 e me sinto bem, e quero melhorar para chegar a ser um 50ão babado. Mente sana, Corpore sano. Andar com pessoas do bem ajudam muito o tal da mente sã e fazer exercícios diariamente, mantendo uma boa alimentação ajudam o corpo.

Morgana Scott (Chica) e Tatihari

Aos 40 vemos nossos amigos de escola constituírem família, aquele boy que você ficou apresenta a filhinha indo pra escola, a nossa barba começa a ficar branca, nossos pais vão passando por problemas de saúde e ficamos mais cientes da finitude da vida, dos limites do corpo e da mente. Drags são homens que se vestem de mulher e na maioria das vezes são homens gays e eu me encaixo nesse nicho de homens gays que são drags, tem uma profissão nada a ver com a vida drag e estão com 40 anos, passando por todas as novidades que essa fase trás… Mais uma vez eu pergunto, quantas drgas/transformistas você conhece que chegaram aos quarenta anos?

Tatiana Hilux

Tudo o que falei acima também vale para as meninas trans e travestis, sendo que para elas há um diferencial, muitas já se sentem mulheres e os problemas com a idade serão outros, não menos importantes, mas com cuidados diferenciados. Semana que vem eu venho com um texto sobre trans na maturidade.

Deixe uma resposta