JUDITH BUTLER, A FILÓSOFA DO GÊNERO

0
52

Depois de passar por uma agressão verbal no aeroporto de Congonhas e a presença de protestos durante sua palestra em um colóquio acadêmico a qual foi convidada, Judith Butler, 61 anos, filósofa americana, tornou-se top trend no Twitter e me fez pensar no grau de atraso o qual estamos inseridos, na intolerância em tudo e no crescimento do fundamentalismo religioso galopante.

Devido a esses fatos venho por meio do meu BLOG no PORTAL ONIX apresentar essa figura emblemática que visitou nosso Brasil e talvez não tenha voltado com máxima satisfação. Com vocês, Judith Butler.

Judith Butler é uma filósofa pós-estruturalista estadunidense, uma das principais teóricas da questão contemporânea do feminismo, teoria queer, filosofia política e ética. Butler tem se tornado uma unanimidade nos estudos de transexuais e travestis: o que são esses grupos senão a subversão de uma ordem estabelecida? O que significa sua ousadia (a qual não exclui uma esfera de sofrimento e marginalização) senão uma performatividade no sentido de ‘chacoalhar’ a coerência compulsória? Ao mesmo tempo, o quanto a performatividade de uma travesti nos mostra que, no fundo, também somos performativos, de que não existe uma natureza masculina em minha pessoa para além dos atos, gestos e signos que reproduzo?

Judith Butler é um grande nome que não poderia faltar no Portal Onixdance. Fica a dica para mais leituras e info sobre essa grande pensadora. Filosofar é pensar em si como ser transformador do seu eu e por conseguinte do maio ao seu redor. E você, tem medo de falar de gênero?

Deixe uma resposta