ESCOLAS DA CALIFÓRNIA TERÃO ENSINO DE HISTÓRIA LGBT DESDE O ENSINO BÁSICO

0
38

O Estado da Califórnia acaba de se tornar o primeiro dos Estados Unidos, e provavelmente do mundo, a aprovar em seu material didático a adoção de 10 livros de História que incluem estudos de personagens da cultura e história LGBT.

O conteúdo deve ser usado na educação das séries K-8 do país, o que corresponde ao ensino básico do Brasil, envolvendo crianças de 6 até adolescentes de 14 anos de idade.

A inserção do tema na educação é fundamental pois garante que estudantes LGBTs se sintam inclusos e representados. Eles saberão da sua importância. Além disso, saber a contribuição de pessoas LGBT na história, faz com que todos os estudantes, LGBTs e heterossexuais cisgêneros, sejam menos preconceituosos e aprendam a respeitar e tolerar a diversidade desde cedo.

As crianças e adolescentes de hoje são o nosso futuro. A decisão é histórica e fundamental para um mundo com muito menos preconceito e uma população LGBT que sofra menos preconceito amanhã.

Não é de se surpreender que a Califórnia esteja a frente nestas questões. Foi lá que a cultura e desenvolvimento político da comunidade gay começou no mundo. A Califórnia também é o berço de muitos personagens LGBT históricos como Harvey Milk, o primeiro político LGBT assumido da história.

O Diretor Executivo de Igualdade do Estado da Califórnia, Rick Zbur, comemorou a decisão e ressaltou a importância de se debater diversidade em sala de aula: “Esta vitória é um novo passo na história da Califórnia e das pessoas LGBT. A aprovação da adoção destes livros no ensino significa que estudantes da Califórnia agora terão acesso a materiais que ensinam a importância de personagens LGBTs históricos além da história e evolução da igualdade de direitos no mundo.”

Fonte:ParaibaOnline

Deixe uma resposta